domingo, 4 de março de 2012

Desvendando a etiqueta.

Domingo é dia de dicas de culinária, decoração e de etiqueta.

Começaremos hoje abordando um assunto que faz entrar em pânico qualquer pessoa (eu, por exemplo) que não tem como hábito ir a jantares formais.


O que você deve ter em mente é que vc não vai usar tudo de uma vez, cada talher é usado numa etapa da refeição. Vejam que os garfos ficam à esquerda, facas e colher de sopa à direita, tendo como sequência de uso o sentido de fora para dentro.


As taças ficam à direita e são pelo menos duas, uma para a água e uma para outra bebida. Certas mesas contam com até quatro delas. O que você deve ter em mente é que a maior é sempre a de água. As outras são para vinho branco, tinto e espumante.
A do vinho branco é menor do que a do tinto.

Numa mesa formal, o guardanapo fica à esquerda, mas se a mesa for pequena, sem muito espaço, pode ficar sobre o prato.
Ele deve ser colocado sobre o colo e usado sempre antes de beber algo (essa eu não sabia). Lembre-se de sempre tirar o excesso de batom com um guardanapo de papel, caso não tenha tenha, é de bom tom ir ao banheiro antes da refeição para remover o batom.

O pãozinho que estiver a sua esquerda é o seu. Use a faca para a manteiga e outras pastas. Na hora de cortar o pão pode usar as mãos.

Quem começa a refeição é sempre o anfitrião.

Garfo na mão esquerda, faca na mão direita. Trocar os talheres é permitido.
Dica para os canhotos: Cortar dois ou três pedaços de carne com o garfo na mão esquerda e depois levá-los à boca com a direita. Só não corte todo o filé de uma vez.

Verduras e massas não pedem facas. Massas longas devem ser enroladas com o garfo. Para a salada a regra é dobrar as folhas, transformando em uma trouxinha que caiba na boca.

Caroço de azeitona devem ser retirados com os dedos e colocados no canto do prato. Espinha de peixe também, mas caso vc se engasgue, não sofra em nome da etiqueta. Saia educadamente e peça ajuda.






Você usar essas dicas para fazer um jantar romântico e cheio de estilo para o seu amor.


Nenhum comentário: